Por que a IA é a melhor amiga de quem escreve?
Recentemente li um post no linkedIn em que colocava em cheque o uso de IAs generativas para geração de copies.
Era algo como: Se você usa IA para gerar copies, você não está criando copies.
Na verdade, o post vai mais longe: usar IA para aprimorar SEO? Errado. Para correção? Errado. Ou seja, ser um copywritter não é só sobre escrever, é sobre você ser supercomputador, ou melhor, uma enciclopédia da internet.
O post, que ao meu ver parecia semelhante ao que diria os escritores de pergaminhos à chegada da imprensa, oferece uma visão bem negacionista e equívoca sobre o que é criar conteúdo. Mas, embora por mais contraditório que seja, eu não esteja usando a IA para escrever esse texto, vejo essa visão como muito equivocada.
Veja bem, se você usa uma IA para dar um "start" no seu copy ou para corrigir o seu texto, você só está usando uma tecnologia como extensão do seu corpo.
Algo totalmente comum, não é? Ou pelo menos deveria ser.
Por que a IA é uma grande parceira para copywritter?
1- Existem conteúdos que podem ser simples e fácil, e isso te poupa para criar conteúdos mais estratégicos.
2- Existem momentos em que a IA pode te ajudar a encontrar caminhos para falar sobre um assunto mais técnico.
3 - A Inteligência Artificial Generativa é treinada com dados de diversos conteúdos já gerados, ou seja, ela te salva o seu tempo.
4 - (Quase) Não existe conteúdo original, apenas abordagem diferentes.
5 - O principal para mim: ela te poupa de abrir diversas abas.
Então, todo conteúdo deve ser gerado por IA?
Bom, isso é uma escolha que deve ser feita com base no seus objetivos e estratégias de Marketing e Comunicação.
Mas, gerar um conteúdo totalmente por IA pode vir a ser útil em alguns casos. O ideal é que toda tecnologia deve ter suas responsabilidades divididas com o humano que a usa.
Sou contra conteúdos 100% gerados por IA, mas entendo que isso naturalmente será feito por aqueles que escrevem casualmente ou iniciantes. Ao meu ver, textos e conteúdos de IA devem passar por uma curadoria humana.
Sou um copywritter, e é gostoso escrever um texto 100% a partir dos meus dedos. Mas usar a IA como uma parceira não pode ser algo vergonhoso, pelo contrário, é algo de ser orgulho. Afinal, o objetivo de um copywritter é buscar sempre aprimorar suas técnicas, e nada melhor do que contar com uma ferramenta que aprendeu com todos nós.
A Inteligência Artificial não é "overpower".
É importante entender que toda ferramenta tem seus limites, assim como a IA tem também. Ou seja, você deve sim pensar que a IA é a melhor amiga de quem escreve, mas IA não pode ser algo em que você se torne dependente para escrever.
E um dos motivos é que, por mais que seja treinada com dados nossos, ela não é treinada com todos os dados e percepções existentes no mundo. Existem regras que ela desconhece, principalmente aquelas mais "veladas" ou que são reservadas ao tom de voz das marcas.
Então, se você quer escrever profissionalmente, confie na IA, mas que ela não seja única fonte. E fique tranquilo: a tecnologia é criada para ser usada.
Escrever copies também é sobre ter confiança, mas, reconhecer que sempre podemos nos aprimorar.
Comentários
Postar um comentário